Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

ANDRADITE: RECONHECIMENTO E RECOMEÇO

Neste início de ano queremos dar o reconhecimento a toda investigação realizada nas coleções do Museu da Ciência, e dar um novo começo as coleções de mineralogia e geologia!

Dentre os mais de 20 mil exemplares da coleção de mineralogia e geologia destacamos um objeto que une ciência e história, o mineral Andradite. A Andradite é um mineral nesossilicato de cálcio e ferro do grupo das granadas com fórmula Ca3Fe2Si3O12. A andradite encontra-se em escarnitos de calcários impuros metamorfizados por contacto ou rochas ígneas cálcicas, em xistos cloríticos e serpentinitos e em rochas ígneas alcalinas. As suas cores variam entre vermelho, amarelo, castanho, verde ou preto a depender das substituições catiónicas que possam ocorrer. Pertence ao sistema cúbico, com dureza entre 6,5 à 7. É encontrada na Itália, nos Montes Urais, Arizona, Califórnia, Ucrânia, Brasil e Paquistão.

A andradite foi nomeada em 1868 por James Dwight Dana em homenagem ao mineralogista, naturalista, estadista, mineiro, poeta, professor de Metalurgia da Universidade de Coimbra e patrono da independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838). Bonifácio já havia descoberto em 1800 uma granada cinza-amarelada de uma mina perto de Drammen, Buskerud, Noruega, a qual nomeou de Allochroite (Ca3Fe3+2(SiO4)3), aquilo que Dana (1868) definiu como uma subvariedade de andradite.

Nº de inventário: MIN.P00001


 

Eventos relacionados


Objeto do mês - 2025
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2025