Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Os Zombo  •  Máscara  •  Máscaras
Máscara de protecção do rosto, Zombo, Angola
Máscara de protecção do rosto, Zombo, Angola

Máscara

Peça de origem angolana oferecida à Secção Antropológica, do Museu de História Natural da Universidade de Coimbra, por José Pinto Meira.

Desconhecida a sua função, começou por ser classificada como cesto. No entanto, sempre se destacou pelo seu formato original, tendo sido feito através de uma técnica especial e invulgar entre as usadas pelos povos angolanos, denominada “técnica em losango” ou “em aspas”.

A peça apresenta seis losangos de cada lado, dispostos na horizontal e perpendicularmente. O corpo é feito em fibras vegetais, concebido em duas partes elípticas, com um aro a toda a volta, unidas apenas num dos lados, formando uma dobradiça de modo a permitir a sua abertura. Podem ver-se ainda alguns restos de tecido amarrados.

Com 22 cm x 18 cm, lembrando um ovo grande, este não é, no entanto, um artefacto qualquer. Trata-se, efectivamente, de uma espécie de máscara que os povos do norte de Angola, da região de Maquela do Zombo, utilizavam quando dormiam. Ao taparem-se, incluindo a cabeça, colocavam-no na face para se protegerem da picada dos mosquitos.

Pensa-se também que estes objectos eram usados em rituais funerários para proteger as pinturas do rosto.

Ficha de inventário