Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Flor de Onagra em luz visível, Bjørn Rørslett / NN
Flor de Onagra em luz visível, Bjørn Rørslett / NN

Guias Ultravioleta

Vemos a flor da Onagra amarela e de cor uniforme à luz do Sol, mas se captarmos a sua imagem no ultravioleta (UV) apresenta um padrão diferente. Este padrão contrastante em UV não é perceptível por nós. Mas, para os insectos polinizadores constitui um anúncio mais evidente da flor e é um verdadeiro guia para o centro da flor onde se encontram os nectários. Este guia funciona como as luzes de uma pista de aterragem num aeroporto, indicando o local onde o insecto deve pousar para encontrar o néctar e o pólen.

Os padrões amarelos, azuis e ultravioleta de certas flores estimulam uma forte resposta dos insectos. Flores planas como a Onagra, que abrem ao anoitecer e emitem um perfume doce, são geralmente polinizadas por borboletas nocturnas que são polinizadores menos eficientes do que as abelhas.

As flores são o resultado de uma longa co-evolução entre as plantas e os insectos seus polinizadores e servem principalmente para as plantas garantirem a sua polinização, usando os insectos como veículo. Quando os insectos procuram uma refeição de flor em flor, realizam a polinização cruzada, entre plantas diferentes, ao transportarem os grãos de pólen de flores de umas plantas para outras.