Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Biologia subterrânea: ciência e exploração

por Ana Sofia Reboleira (Departamento de Biologia & CESAM, Universidade de Aveiro)

A obscuridade perpétua que caracteriza o ambiente subterrâneo reduz significativamente a energia disponível e a sua complexidade, providenciando um inusual modelo para testar hipóteses biológicas.

O meio subterrâneo é hostil e a evolução para a vida subterrânea compreende alterações dramáticas na morfologia e fisiologia dos organismos, como a redução ocular, despigmentação do tegumento, alongamento dos apêndices e nas estratégias reprodutivas. A relativa inacessibilidade do meio subterrâneo constitui um desafio e a exploração de grutas providencia uma fonte contínua de novas janelas para a observação destes ecossistemas.

Nos últimos anos Ana Sofia Reboleira (Departamento de Biologia & Centro de Estudos do Ambiente e do Mar - CESAM, Universidade de Aveiro) tem dedicado a sua investigação à biodiversidade subterrânea, com grande ênfase em Portugal, mas também noutras regiões do planeta. Tem dado um contributo enorme para o conhecimento deste património biológico: já descreveu 6 novos géneros e 47 novas espécies para a Ciência, a maioria exclusiva de ecossistemas subterrâneos! 

Esta palestra dará uma vista geral sobre a exploração dos ecossistemas subterrâneos, as peculiaridades dos seus habitantes e sobre como a biologia subterrânea contribui para a evolução da ciência e para a manutenção da saúde humana.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 16H00
Público em geral
Entrada livre

Organização:

Centro de Ecologia Funcional
Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra