Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O Colégio de Jesus de Coimbra através do registo arqueológico

Sónia Filipe (Reitoria da UC) e Paulo Morgado (GeoBioTec UA)

As intervenções arqueológicas realizadas em áreas pertencentes ao antigo complexo do Colégio de Jesus permitiram conhecer melhor tanto a evolução do edificado desde o séc. XVIII, como algumas pré-existências.
A reconversão do edifício do Laboratório Chimico em prefiguração do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, permitiu encontrar uma série de elementos pertencentes ao refeitório e às cozinhas do complexo jesuíta, que, sendo integrados no novo projeto de arquitetura, enriqueceram a leitura e compreensão histórica destes espaços.
No espaço público exterior foram ainda identificadas e escavadas duas estruturas estreitamente ligadas ao Colégio de Jesus. As duas estão ligadas à gestão da água, elemento fundamental para o sucesso da existência destas grandes casas: uma cisterna de grandes dimensões, que parece ter sido construída pela adaptação de uma estrutura mais antiga, e uma fonte de recreio para uso interno dos jesuítas e seus colegiais.
Nesta sessão iremos conhecer as descobertas que foram feitas pela equipa de arquologia durante a intervenção no edifício do Laboratorio Chimico, havendo no final uma visita guiada à antiga sala do refeitório jesuíta.

Mais informações

Horário: 16H00
Local: Anfiteatro do Laboratorio Chimico
Entrada livre