Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

FOIE GRAS - SERÁ QUE A GORDURA É PREJUDICIAL PARA A SAÚDE?

Paulo Oliveira, CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular


A mitocôndria é um organelo crítico no contexto da fisiologia celular. Este organelo funciona como central energética da célula, produzindo a maioria da energia química, tendo também um papel muito importante da regulação da morte e controlo de qualidade celulares. Dado que as mitocôndrias são participantes activos na homeostasia redox e no controlo do cálcio celular, o objectivo geral do nosso grupo de investigação é o de fornecer avanços significativos no conhecimento das alterações mitocondriais no contexto do metabolismo, sinalização redox e respostas de stress em toxicidade química, cancro, doenças cardiovasculares e hepáticas, envelhecimento e diferenciação de células estaminais.
O projeto europeu FOIE GRAS, liderado pelo investigador Paulo Oliveira, debruça-se no estudo de uma destas situações de toxicidade - a doença do fígado gordo não alcoólico. Este projeto será lançado no MCUC e no CNC nos próximos dias 16 e 17 de Janeiro.

Este Chá das 3, inserido na programação do lançamento do FOIE GRAS, irá explorar questões relacionadas com o metabolismo e doença do fígado gordo e a sua relação com obesidade e estilos de vida incorretos.

Mais informação acerca do projeto FOIE GRAS aqui: http://www.foiegras-etn.cnc.uc.pt

MAIS INFORMAÇÕES

14H30 - Entrega da documentação aos participantes
15H00 - Inicio da sessão
Duração 2 horas.



Duração 2 horas.
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre, preferencialmente com inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: Professores de Biologia, Ciências da Natureza, alunos de cursos de ciências da vida e da saúde bem como público em geral.