Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O primeiro olhar sobre o Arquivo de Marie-Louise Bastin

por Anabela Costa (mestranda em Ciência da Informação, FLUC)

Marie-Louise Bastin (Etterbeek, 1918 – Porto, 2000) é uma docente e investigadora de origem belga, historiadora da arte de formação e antropóloga por vocação, pioneira no estudo, preservação e divulgação da História e Cultura Cokwe (Angola).
Amiga e discípula de Frans M. Olbrechts (1899 – 1958) e Luc de Heusch (1927 – 2012), é autora de uma das mais importantes obras sobre Arte e Cultura africanas, a Art Décoratif Tshokwe (1961).
Dada a importância do seu trabalho e a amizade que a liga ao então Diretor do Museu e Laboratório Antropológico/Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra, Manuel Laranjeira Rodrigues de Areia (1937), em 1995, Marie-Louise Bastin doa o seu acervo àquela estrutura universitária.
Este é constituído por arquivo, biblioteca e coleção etnográfica, um Sistema de Informação que ilustra mais de quatro décadas de atividade profissional dedicada à investigação e salvaguarda do património cultural dos Cokwe.
A sua Biblioteca e Coleção Etnográfica estão já acessíveis à comunidade, tanto em linha como in loco, na Biblioteca do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia e na reserva visitável do Museu da Ciência, respetivamente, ambas sitas no Colégio de São Bento da Universidade de Coimbra, local onde também se encontra depositado o seu Arquivo.
O tratamento do Arquivo de Marie-Louise Bastin iniciou-se no ano de 2017 e, do trabalho até agora desenvolvido, é possível concluir o seguinte: a documentação, e informação por ela veiculada, diz somente respeito às várias facetas da sua atividade enquanto investigadora e historiadora da Arte e Cultura Cokwe representando, dessa forma, a parte mais pública da sua vida.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Entrada livre