Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

RIOS DE PORTUGAL: COMUNIDADES, PROCESSOS E ALTERAÇÕES

Maria João Feio & Verónica Ferreira (editoras)
Imprensa da Universidade de Coimbra

Este livro compila num único suporte a informação disponível sobre os rios de Portugal, e apresenta-a de modo acessível ao leitor, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ecológica que reconheça a diversidade de ambientes e de organismos dos rios portugueses e os impactos que as populações humanas têm sobre estes ecossistemas.

Em 17 capítulos, mais de 60 investigadores portugueses apresentam o que se sabe sobre os rios de Portugal, desde a sua hidrologia e sedimentos, passando pelas várias comunidades que os habitam e os processos ali desenrolados, até às alterações a que estão sujeitos, medidas para avaliar os seus impactos e restauro, terminando com um capítulo sobre estuários e outro sobre fontes termais.

Este livro poderá ser útil a qualquer pessoa com interesse pelo tema. Está escrito numa linguagem que se espera seja acessível ao público não científico, mas mantendo o rigor científico de modo a poder ser usado também em contexto académico.

A sessão de lançamento do livro conta com um painel de convidados, cujas intervenções antecederão a apresentação do livro pelas editoras:

Director do MARE – Centro do Mar e do Ambiente, Professor João Carlos Marques
Director da Imprensa da Universidade de Coimbra e Vice-Reitor para a Cultura e a Ciência Aberta Professor Delfim Leão
Director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo Professor Luís Simões Silva
Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Dr. António Júlio Veiga Simão
Secretário de Estado do Ambiente, Dr. João Ataíde

Maria João Feio & Verónica Ferreira (editoras)

Imprensa da Universidade de Coimbra 

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Eventos relacionados


Noite Europeia dos Investigadores 2019
27 de Setembro, 2019