Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

A decomposição e recomposição da Luz

Isaac Newton (1643-1727) é um dos cientistas mais reconhecidos na atualidade, devido as várias descobertas e avanços científicos da sua autoria. Uma das experiências que Newton desenvolveu foi a da decomposição da luz, demonstrando que este efeito não se devia ao material com que era feito o prisma, mas correspondia a uma propriedade natural da luz, explicando assim o fenómeno natural da formação do arco-íris.

Nesta experiência realizada num quarto escuro, a luz solar (branca) que entra por um orifício na parede, atravessa um prisma de vidro, decompondo-se nas cores do arco-íris. Posteriormente, quando esse feixe de luz multicolor é redirecionado, para um segundo prisma ou para um conjunto de sete espelhos (como podemos ver na gravura), verificamos a recomposição da luz branca.

O conjunto dos espelhos está montado sobre uma barra horizontal, por sua vez fixa num pé de latão de base circular. Os espelhos serão colocados de modo que cada um receba uma das cores principais do feixe dispersado pelo prisma e que os sete feixes refletidos se cruzem num mesmo ponto, onde formarão um ponto de luz branca. Para isso cada espelho pode mover-se ao longo da barra e também em torno do seu eixo vertical e horizontal.

Aparelho composto por sete espelhos planos
Data de aquisição: 1840
Construtor: L ´ Ing. Chevallier, Optician du Roi à Paris
FIS.0429

Mais informações

Esta montagem encontra-se exemplificada na exposição “Segredos da Luz e da Matéria”, em exibição no edifício do Laboratório Chimico.



Eventos relacionados


Objeto do mês - 2024
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2024

O Sapato do Gigante
1 a 31 de Janeiro, 2024

PAPOILA-VERMELHA – SÍMBOLO DA PAZ, É ALIMENTO, VENENO E MEDICAMENTO
1 a 29 de Fevereiro, 2024

Rolieiro, o acrobata dos ares
1 a 31 de Março, 2024

Pião giroscópico
1 a 30 de Abril, 2024

Máscara Pende
1 a 31 de Maio, 2024

MAUVEÍNA, UM CORANTE ARTIFICIAL
1 a 30 de Junho, 2024

Vanessa-dos-cardos e a importância das Coleções de História Natural
1 a 31 de Julho, 2024

ASTROLÁBIO NÁUTICO: COMO UM “GPS” À ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS?
1 a 30 de Setembro, 2024