Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

As serpentes da Caatinga brasileira em Coimbra: sob um olhar etnozoológico

por Mikaelle Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil)

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra alberga uma rica colecção de história natural do Brasil, que espelha bem a enorme diversidade de espécies daquele país. Nesta palestra começaremos na colecção de cobras e serpentes conservadas em meio líquido que se encontram em exibição na Galeria de História Natural para depois viajar até à Caatinga do nordeste brasileiro. É neste particular bioma que vamos encontrar espécies como a Jararaca (Bothrops erythromelas), a Cascavel (Crotalus durissus), a Cobra coral (Micrurus ibiboboca).
Penetrando na percepção humana e no conhecimento popular a respeito das serpentes que habitam a Caatinga, ficaremos a conhecer as principais características destes répteis, a sua importância ecológica e algumas histórias - nem sempre verdadeiras! - dos encontros e desencontros entre serpentes e humanos.

MAIS INFORMAÇÕES

Palestra organizada em colaboração com o CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o CIBIO/InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva.

Horário: 18H00
Entrada livre