Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

CICLO DE CONVERSAS DESIGN+MULTIMÉDIA

Ciclo realizado no âmbito dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Design e Multimédia
da FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
http://www.uc.pt/fctuc/design-e-multimedia

Transmissão online em directo:
http://cicloconversas.coimbracanal.com

Entrada livre | 17H00

2 ABRIL 2013

MIGUEL CARVALHAIS
Designer e músico

Miguel Carvalhais é designer e músico. Vive e trabalha no Porto, onde é professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Colabora desde 2000 com Pedro Tudela no projeto @c, com o qual tem actuado em alguns dos principais festivais e eventos europeus, com concertos acusmáticos ou audiovisuais, instalações sonoras, música para teatro e outros projectos site-specific. Foi um dos fundadores da editora Crónica Electrónica, que desde 2003 se tem afirmado como uma das principais plataformas europeias para a edição e promoção de música experimental e arte sonora.

MANUFACTURA INDEPENDENTE (Ana Isabel Carvalho e Ricardo Lafuente)
Designers

Manufactura Independente (Ana Isabel Carvalho e Ricardo Lafuente) é um estúdio de investigação à volta do design e metodologias livres, baseado no Porto. Trabalham à volta do software livre e cultura hacker, integrando essas áreas em vários projectos de design e tecnologias web, como a revista Libre Graphics (que co-editam), workshops colaborativas de design e tipografia ou o site independente de informação parlamentar Demo.cratica. Desde 2008 que tem dinamizado workshops e palestras sobre temas como design de interfaces, hacking pela cidadania ou empreendedorismo alternativo em Montréal, Varsóvia, Bergen, Roterdão e Madrid, entre outras.

9 ABRIL 2013

VÍTOR QUELHAS
Designer de comunicação

Vítor Quelhas é autor do projeto dynTypo onde explora as relações entre Tipografia e Multimédia. Lecionou na Pós-graduação em Tipografia Digital na Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos. Atualmente é professor convidado de Design de Comunicação na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto onde é responsável pela área científica de Design. Entre outras distinções foi reconhecido com dois Certificados de Excelência Tipográfica, atribuído pelo Type Directors Club de Nova Iorque. Em 2012 foi responsável pela organização do III Encontro de Tipografia que se realizou no Porto. É, desde 2013, delegado para Portugal da ATypI — Association Typographique Internationale.

CLAAN (Clara Vieira e Andreas Eberharter)
Digital media designers

Claan é uma agência criativa que desenha e constrói produtos digitais e comunicação aplicada, fundada em 2008 por Andreas Eberharter (Áustria) e Clara Vieira (Portugal). Depois de Roterdão na Holanda, onde estudaram e se conheceram em 2004, Clara Vieira e Andreas Eberharter trabalharam na Siemens em Viena e mais tarde também em Santiago no Chile. A agência cria aplicações web e mobile, interfaces de utilizador, cenários tácteis, design de ambiente e estratégias de comunicação. Com o foco nas Tecnologias Emergentes e nas problemáticas do Design. Desenvolveran a primeira aplicação iPad para o ArchDaily, o blog de arquitectura mais visitado do mundo.

23 ABRIL 2013

MARTINO & JAÑA (João Martino e Alejandra Jaña)
Designers

O Atelier Martino & Jaña é um estúdio de design com sede no Porto que nasceu como um projecto de duas pessoas – João Martino e Alejandra Jaña. João Martino é originário do Porto onde se licenciou em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) em Matosinhos, onde é professor desde 1999. Alejandra Jaña é originária de Talcahuano no Chile e, em 1999, licenciou-se em Design de Comunicação na ESAD em Matosinhos. Hoje a assinatura Martino & Jaña é o produto de uma equipa plural e ecléctica que partilha motivações e ideais concebendo todo o tipo de projectos na área do design de comunicação. Projectos como o material de divulgação do Centro Cultural Vila Flor têm a assinatura deste estúdio.

SERROTE (Nuno Neves e Susana Vilela)
Ilustradores e editores

No final de 2004, a dupla Serrote (Nuno Neves e Susana Vilela) começou a procurar oficinas tipográficas em Lisboa com a ideia de produzirem cadernos que fossem impressos com caracteres móveis, à maneira de Gutenberg. Nos anos seguintes aumentaram a sua colecção de cadernos ao mesmo tempo que foram recebendo encomendas de projectos de cartões, cadernos e convites. Em Maio de 2008 publicaram o seu primeiro livro – um livro ilustrado sobre a região do Minho. Outros títulos se seguiram como Tra-los-Montes, Finlandia, Romanceiro Tradicional e Noveau Dictionnaire de Français.

30 ABRIL 2013

SANDRA SANTOS
Animadora e realizadora

Tendo começado em 1998 como animadora, intervalista e realizadora na Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto, Sandra Santos trabalhou depois para a Zeppelin filmes na construção e animação da série “As Coisas Lá de Casa” e no fabrico dos esqueletos articulados da curta-metragem de cinema de animação “O Passeio de Domingo”, projetos do realizador José Miguel Ribeiro. Trabalhou depois como animadora em computador 2D na série Britânica “Peppa Pig” de Mark Baker e Neville Ashley e na série Francesa “Ariol” de Emilie Sengelin e Amandine Fredon. Em 2010 completou a sua curta-metragem “E Se…”. Desde 2011 é sido Assistente convidada no Curso de Licenciatura em Imagem Animada da Universidade do Algarve.

ANDREW HOWARD
Designer e curador

Andrew Howard é designer gráfico, professor, curador e crítico de design. Vive e trabalha no Porto desde 1993. Ao longo dos anos, tanto no Reino Unido, de onde é originário, como em Portugal, especializou-se em projectos de design para organizações e instituições culturais e educacionais. Grande parte do seu trabalho desenvolvido nos anos mais recentes tem sido dedicado a projectos de design editorial e de exposições.

MAIS INFORMAÇÕES

Organização:
Departamento de Arquitectura e Departamento de Engenharia Informática da FCTUC

Apoios:
Museu da Ciência
Coimbra Canal
XV Semana Cultural da UC – "Ser de Água"
Mais: