Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Apresentação de projectos

10 de Janeiro 2012
a 30 de Setembro 2014

Socientize: Projetos de Ciência Cidadã

Promovido pela Comissão Europeia, o SOCIENTIZE é um projeto de Ciência Cidadã, cujo objetivo principal é fazer do cidadão comum um verdadeiro cientista em projetos de investigação científica reais.

Através do computador ou do telemóvel, a Ciência está agora a um passo do cidadão. O projeto SOCIENTIZE disponibiliza milhares de tarefas científicas prontas a serem realizadas por qualquer cidadão que queira contribuir para um ou mais projetos científicos. Desde marcar células cancerosas, a descobrir um caminho de palavras e a contar manchas solares, fazer Ciência já não é só para cientistas, mas para todos os que queiram fazer parte dela.

O projeto pretende criar um fórum para a cooperação entre investigadores, fornecedores de recursos, administradores de sistemas e cidadãos voluntários, cujos trabalhos estarão integrados numa interface padronizada, com ferramentas comuns e espaços de trabalho para todos.

Como integrantes da rede de públicos do SOCIENTIZE estão investigadores de entidades públicas, universidades e institutos de investigação de todas as áreas, professores e estudantes das universidades e escolas secundárias, empresas privadas com interesses em tecnologia e inovação, centros artísticos, jornalistas, organizações de divulgação científica e, claro, todos os cidadãos que queiram participar.

O SOCIENTIZE é representado em Portugal pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pela Universidade de Coimbra e conta com a parceria da Universidade de Saragoça (Espanha), Universidade Federal da Campina Grande (Brasil), Tecnara (Espanha) e do Centro para a Inovação Social (ZSI, Áustria).


Consulte a página oficial aqui


APOIOS



Eventos relacionados


SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO SOCIENTIZE
9 de Outubro, 2013

ESCOLA DE CIENTISTAS
15 de Outubro 2013 a 30 de Abril 2014

Sun4All - O Sol é para todos!
20 de Março, 2014