Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

TRANSCREATIVA - COMPETÊNCIAS PARA AS INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS

Começa no próximo dia 16 de julho, no Museu da Ciência, a acção de formação “Competências para as Indústrias Culturais e Criativas”, uma iniciativa do projeto TRANSCREATIVA, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Coimbra, Instituto Pedro Nunes e Universidade de Coimbra.
A formação destina-se a capacitar jovens para a actuação no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas com a formação e/ou reforço de competências básicas, tecnológicas e empreendedoras.
Esta acção de formação decorrerá em quatro sessões, de seis a oito horas diárias, a realizar nos dias 16, 18, 21 e 25 de JULHO, em Coimbra.

SESSÃO 1 – APRESENTAÇÃO DE DESAFIOS

Data: 16 de Julho de 2014 (4ª feira)
Horário: 09H00-17H00
Local: Museu da Ciência, Coimbra
Competências Alvo: Gestão e integração de informação e conhecimento, Identificação de problemas, capacidade de análise e orientação ao público-alvo.  

SESSÃO 2 – DESIGN e PROTOTIPAGEM de SOLUÇÕES

Data: 18 de Julho de 2014 (6ª feira)
Horário: 09H00-17H00
Local: Instituto Pedro Nunes, Coimbra
Competências Alvo: Criatividade, Gestão da mudança, Capacidade de análise e crítica, Negociação, Gestão de Conflitos e tomada de decisões. Competências técnicas em design de interação, prototipagem em papel, teste de soluções e uso de TIC no setor das ICC.

SESSÃO 3 – MODELOS DE NEGÓCIO

Data: 21 de Julho de 2014 (2ª feira)
Horário: 09H00-17H00
Local: Instituto Pedro Nunes, Coimbra
Competências-Alvo: Definição de modelos de negócio. Apresentação 
de ideias e projetos empresariais. Validação de pressupostos. Treino de competências de 
organização e comunicação de uma ideia de negócio/projeto em formato curto.

SESSÃO 4 – SOCIALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO

Data: 25 de Julho de 2014 (6ª feira)
Horário: 09H00-17H00
Local: Museu da Ciência, Coimbra
Competências Alvo: Formação e treino na realização de apresentações em formato curto (Elevator Pitch) com demonstrações de produtos e serviços. Capacidade de síntese, de gestão, de comunicação e de negociação.

MAIS INFORMAÇÕES

PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO
A participação na formação é gratuita, exigindo, no entanto, a presença assídua em todas as sessões a realizar. Aos interessados será pedida uma breve indicação de motivações e expectativas de formação e treino na área das ICCs.
A todos os participantes que tenham completado a formação será entregue um Certificado de Participação.

INSCRIÇÃO
- Formulário aqui
- Telefone: 239 79 00 00
- email:transcreativa@dei.uc.pt (enviar nome e contacto)

Número de participantes: 25 (máximo)


PÚBLICO-ALVO
Prioritariamente, estudantes, desempregados e recém-licenciados, com idades até 30 anos.

PERFIL/ÁREA DE FORMAÇÃO
Procuram-se interessados com trajectórias de formação diversificadas, em áreas e com experiências formativas diferentes e/ou complementares: Arqueologia, Arquitetura, Artes, Ciências Sociais, Comunicação, Design, Gestão Cultural, História, Tecnologias da Informação, Turismo e outras relevantes.

ACERCA DO PROJECTO TRANSCREATIVA

O projecto TRANSCREATIVA, financiado pelo Programa InterREG IV B SUDOE (SOE3/P1/E529) da União Europeia, tem como objetivo posicionar as Indústrias Culturais e Criativas (ICC) do espaço SUDOE como uma boa prática europeia, capaz de conciliar desenvolvimento económico (transferência de tecnologia) e coesão social (empreendimento e melhoria da empregabilidade dos jovens desempregados). A Câmara Municipal de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra, através do seu Departamento de Engenharia Informática são os parceiros portugueses, a par com entidades congéneres no País Basco (Espanha) e na região de Aquitânia (França).
Esta iniciativa em concreto, insere-se no conjunto de actividades a dinamizar no âmbito do Polo Criativo da Região Centro de Portugal, enquanto espaço, físico e virtual, de aprendizagem e treino de competências para as indústrias criativas, fortalecendo redes de contactos e experiências, entre participantes e entidades.

Mais informações sobre o projeto aqui



APOIO

Transcreativa
SUDUE/FEDER
UC
IPN
CMC