Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2017   •   PROGRAMA   •   MAIS INFORMAÇÕES   •   APOIO   •   Promovido por   •   Parceiros   •   Eventos relacionados

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2017

O maior evento nacional de ciência é já no próximo dia 29 de Setembro!
A Ciência volta a sair à rua numa comemoração que aproxima o público dos cientistas num convívio informal, lúdico e educativo. A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) chegará a 20 localidades*, um pouco por todo o país, onde os curiosos terão à sua espera várias iniciativas para pôr a mão na massa, conversar com investigadores, e descobrir o que é ser cientista e quais os principais temas de investigação atuais.

Em Coimbra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Rómulo - Centro de Ciência Viva, o Exploratório Infante D. Henrique - Centro de Ciência Viva de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro, bem como na Figueira da Foz, o Núcleo Museológico do Mar e o Mercado de Buarcos, vão celebrar em conjunto, mais uma grande festa dedicada à Ciência. Com eles participarão o Centro de Ecologia Funcional, o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, o Centro de História da Sociedade e da Cultura, o CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular, o Departamento de Arquitectura, o Departamento de Engenharia Civil, o IBILI – Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem, o Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social, o ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade e o MARE – Marine and Environmental Sciences Center.


*Alcanena, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Constância, Estremoz, Faro, Figueira-da-Foz, Guimarães, Lagos, Lisboa, Lousal, Porto, Porto Moniz, Proença-a-Nova, Sintra, São Miguel, Tavira e Vila do Conde.

PROGRAMA

EXPOSIÇÕES
21h00 – 24h00
Segredos da Luz e da Matéria
Esta exposição permanente explora o tema da luz e da matéria, a partir dos objectos e instrumentos científicos das colecções da Universidade de Coimbra.

Visto de Coimbra – os Jesuítas entre Portugal e o Mundo

A exposição Visto de Coimbra – os Jesuítas entre Portugal e o Mundo tem o seu foco sobre a Companhia de Jesus, que ocupou os espaços onde hoje está instalado o Museu da Ciência da UC.

FILME
21h00
Encontro d’Aguas -  Segredos da Ria e do Baio Vouga Lagunar
Na fase final do seu percurso, o rio Vouga funde-se com a Ria de Aveiro dando origem a um ecossistema surpreendente. Ao longo de séculos o Homem moldou este vasto território, conquistando à Ria terra para a agricultura, e ao fazê-lo, criou grandes oportunidades para a vida selvagem. Aqui, a água é protagonista, e os seus ciclos trazem vida mas também desafios às espécies aqui existentes, obrigando o Homem e a natureza a uma adaptação constante.
Exibição do documentário e conversa com o realizador Daniel Pinheiro.

OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS
21h00 – 24h00
Observe o céu e conheça alguns dos seus segredos com a Alpha Centauri.

PASSEIO QUÍMICO NOCTURNO
22h30 | Início: Porta do Museu da Ciência da Universiade de Coimbra
Realização de um passeio nocturno à procura dos aspectos químicos e de outras ciências que podem ser encontrados entre o Museu da Ciência e o Museu Machado de Castro, passando pela Universidade, recorrendo a um projector portátil e algumas demostrações.
Sérgio Rodrigues, Departamento de Química, Universidade de Coimbra

EU CORNER
21h00 – 24h00
Promoção e divulgação dos instrumentos da Comunidade Europeia especificamente orientados para o apoio à investigação, nomeadamente o Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação e Inovação.

OFICINA ARTE&CIÊNCIA
Dar Corpo ao Cérebro
21h30-22h30
Local: Edifício do Colégio de Jesus, Museu da Ciência UC
Os sistemas corporais têm como grande líder o cérebro: ele controla tudo o que fazemos e sentimos.
Comer bem faz bem ao cérebro? Dormir é uma perda de tempo? O cérebro controla se estou triste ou contente? Como acontece o bater do coração?
Estas e outras questões serão exploradas nesta oficina de arte & ciência, dedicada ao funcionamento dos vários sistemas corporais.
Idade: 8-14 anos
Atividade gratuita com inscrição obrigatória: scicomm@cnc.uc.pt
Oficina dinamizada por neurocientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular integrada na Semana Internacional do Cérebro em parceria com a Marionet – Associação Cultural e com a Câmara Municipal de Coimbra / Convento São Francisco.

SPEED DATING COM CIENTISTAS

21h00 – 24h00
Investigadores da UC em curtas conversas com o público.

ATIVIDADES HANDS ON
21h00 – 24h00
Os investigadores da UC mostram um pouco do trabalho que fazem, e convidam o público a participar em experiências de antropologia, biologia, engenharia civil, história, neurociências e muitas mais. Venha ver, tocar e experimentar ciência!

Por que razão temos 4 estações do ano? MCUC
Quem vive nos ribeiros de floresta? MARE
O plano Z da vida. IPC - DHS
Uma noite com sentidos. IBILI
Como envelhecemos? Uma viagem pelo envelhecimento cardiovascular. IBILI
Onde o rio abraça o mar. CEF
O segredo das pontes. DEC
Ruído. DEC
Treliças. DEC
O meu esqueleto. CIAS
Somos o que comemos. CIAS
Nano: 0D a 3D. Eng. Processos Químicos e Produtos da Floresta
Umas células especiais. CNC
E se fosses uma bactéria, qual serias? CNC
O cérebro é que manda! CNC
Corridas alucinantes. CNC
Mitocôndrias brilhantes. CNC
GORDURómetro/AÇÚCARómetro? CNC
Microscópios investigadores. CNC
Espermatozóides e Companhia. CNC
Banco Público de Gâmetas. Serv. Medicina da Reprodução, CHUC.
Actividades de demonstração e "hands-on" de divulgação da Química. Dep. Química UC
Paleografia: Investigadores "de pena e de lupa" II. CHSC
Termografia infravermelha. ITeCons
Arquitectura e a sua Bio-lógica. Dep. Arquitetura UC
Sem desnorte: navegação pelas estrelas. Observ. Astronómico UC

Programa pdf

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 21H00-24H0


APOIO



Promovido por

Parceiros

Eventos relacionados


Dar Corpo ao Cérebro
29 de Setembro, 2017