Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
SESSÃO DE PLANETÁRIO

21 de Novembro, 2018

 Esfera armilar com planetário (MCUC.AST.I.006)
Esfera armilar com planetário (MCUC.AST.I.006)

A Astronomia dos Lusíadas de Luciano Pereira da Silva

por Carlos Santos (CST e CEAFEL-Universidade de Lisboa) e Carlota Simões (CFisUC,  Museu da Ciência e Faculdade de Ciências e Tecnologia - UC)

No dia em que se assinala o nascimento de Luciano Pereira da Silva (1864-1926), matemático e lente catedrático em Coimbra, o Observatório Geofísico e Astronómico da UC celebra a efeméride com uma sessão de planetário.

A "Astronomia dos Lusíadas" consiste numa série de artigos publicados na Revista da Universidade de Coimbra, entre 1913 e 1915, por Luciano Pereira da Silva. Neste seu trabalho, Luciano Pereira da Silva deixou completamente esclarecidas todas as referências à astronomia de Os Lusíadas, mostrando que “Camões tinha um conhecimento claro e seguro dos princípios da astronomia, como ela se professava no seu tempo”.

O poema relata a primeira viagem por mar da Europa à Índia, entre Julho de 1497 e Maio de 1498, comandada por Vasco da Gama (1469-1524). Camões só iria nascer duas décadas mais tarde, mas acabaria por fazer a mesma viagem para a Índia entre 1553 e 1554, partindo na frota de Fernão Álvares Cabral (1514-1571), o filho mais velho de Pedro Álvares Cabral. A frota enfrentou dificuldades no Cabo das Tormentas e a nau São Bento, aquela em que iam Camões e Fernão Álvares Cabral, escapou por pouco. A sua obra foi publicada em 1572, três anos após o seu regresso do Oriente.

Nesta sessão de planetário, que faz parte do  Plano Nacional de Leitura Ler + Ciência,
vamos ter a oportunidade de, em cada momento da viagem de Vasco da Gama, ver o céu estrelado tal como ele o viu ouvindo a sua descrição pelos versos de Camões.

Mais informações aqui 

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 16H00
Local: Observatório Geofísico e Astronómico da UC