Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

7 de Julho
a 30 de Setembro, 2016

A CONIMBRIGA URBE AD ORBEM - DE COIMBRA PARA O MUNDO

Em 1540, chegaram a Portugal os primeiros padres da Companhia de Jesus. A sua vinda correspondia a um pedido que o rei D. João III fez a Inácio de Loyola no sentido de este lhe enviar sacerdotes para a missionação da Índia. O grupo era constituído pelo italiano Paulo Camerte (Micer Paulo), pelo navarro Francisco Xavier e pelo português Simão Rodrigues. Este permaneceu no Reino, lançando as bases da Província portuguesa da Ordem, enquanto Paulo e Xavier partiram para o Oriente.

Em 1542, a Companhia criou um Colégio em Coimbra, o primeiro de uma rede de instituições semelhantes, que cobriram todo o mundo. O Colégio ficou vocacionado para a formação de missionários, como convinha a Portugal, que tinha obtido da Santa Sé o direito exclusivo da organização e financiamento de todas as atividades religiosas nos domínios e terras descobertas pela Coroa, o chamado Padroado Português do Oriente.

Nesta mostra lembramos alguns dos milhares de Irmãos e Padres que, formados, ou apenas tendo passado por Coimbra, daqui se espalharam por todo o mundo. O Colégio de Coimbra foi um ponto de irradiação de “Cultura, Ciência e Culto” para fora da Europa.

Veja aqui o catálogo da exposição.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Local: Piso intermédio da Biblioteca Joanina
Data: 7 de julho a 30 de setembro de 2016

Para mais informações