Um cadinho arqueológico
O Laboratorio Chimico é um edifício pombalino, desenhado por Guilherme Elsden, diretor das obras da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra. Foi construído entre 1773 e 1775 por ordem do Marquês de Pombal, Primeiro-Ministro do Reino, para o ensino e investigação da química em Portugal. Historicamente é uma parte inseparável do complexo de ensino e investigação científica que se desenvolveu em Coimbra na sequência da reforma da Universidade de 1772.
O Laboratorio Chimico é um edifício notável, constituindo um dos primeiros laboratórios de química criados na Europa e o mais antigo ainda existente. Pouco tempo depois das descobertas de Lavoisier aqui se realizaram experiências em química moderna. Ilustra de forma exemplar a necessidade de criar, por razões científicas, os primeiros laboratórios do século XVIII.
As obras de remodelação para o adaptar à sua nova função museológica permitiram revelar alguns segredos interessantes que guardava no seu interior: um antigo púlpito e janelas do antigo refeitório jesuíta (edifício incorporado na nova construção), o piso original de pedra, ou um forno de metalurgia do tempo da construção do Laboratório.
Durante os trabalhos arqueológicos que antecederam a abertura do Laboratório Chimico, em Dezembro de 2006, foram encontrados inúmeros objectos, tais como o cadinho cerâmico que aqui apresentamos. Um cadinho tem por função a fundição ou a calcinação de substâncias a altas temperaturas.