©2024 Museu da Ciência - Todos os direitos reservados | desenvolvido por FBA.
Os Zombo
Partilham a identidade com as etnias Nkanu, Daka, Suku e Mbala da região Kwango.A etnia Zombo localiza-se na província de Uíge, no extremo norte de Angola que faz fronteira com a República Democrática do Congo. Faz parte da região Kwango que abrange o sul do Congo onde habitam também as etnias Yaka, Nkanu, Daka, Suku e Mbala. Estas etnias possuem organização social semelhante e partilham do mesmo tipo de rituais de iniciação dos rapazes.
No séc. XVIII expandiram o seu território e ocupavam-se de trocas comerciais servindo de intermediários entre os portugueses e o interior. O seu poder reduziu-se com a abolição da escravatura no séc. XIX e passaram a dedicar-se à agricultura e á caça. A sua organização em chefes de território e de aldeia são geralmente a pessoa mais idosa da família mais antiga.
No clima quente do Uíge cultiva-se o café, a mandioca, o cacau, a batata doce, o amendoim, o feijão e o sisal, diferenciando-se duas estações: de Junho a Agosto o período de estio em que se faz a colheita do café, e de Setembro a Maio o tempo mais quente e chuvoso.
Ficha de inventário