Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Volta faz uma demonstração da pilha a Napoleão Bonaparte, 1801, Epistolario di Alessandro Volta, Vol.III, 1951, BGUC
Volta faz uma demonstração da pilha a Napoleão Bonaparte, 1801, Epistolario di Alessandro Volta, Vol.III, 1951, BGUC

Alessandro Volta

Alessandro Giuseppe Volta nasceu em Como (1745-1827), uma pequena cidade próxima de Milão, na Itália. Dedicou-se à física, aprofundando os estudos dos fenómenos eléctricos que o levaram a chegar à pilha, gerador de eletricidade por meio de reacções químicas em 1800.

Iniciou-se como jovem professor em Como e anunciou a descoberta do Electróforo, um aparelho abastecedor de electricidade, em 1775. Aperfeiçoa o electroscópio criando um Electroscópio-condensador capaz de detectar uma carga eléctrica muito baixa em 1778. Mas Volta não se dedicou apenas ao estudo dos fenómenos eléctricos: isolou e identificou o gás metano a que chamou “ar inflamável dos pântanos” em 1776, inventou a pistola de Volta capaz de medir a força explosiva de um gás, inventou o Eudiómetro que media a quantidade de oxigénio presente no ar, entre outros dispositivos.

Na sequência da publicação da teoria da electricidade animal de Luigi Galvani em 1791, Volta iniciou experiências que o levaram a contrariar as ideias de Galvani e acabaram por conduzir à construção da pilha. Foi professor na Universidade de Pavia de 1778 a 1815 e uma vez celebrizado pela descoberta da pilha, cuja contribuição para o progresso da ciência foi realmente notável, foi recebido por Napoleão em 1801 que lhe atribuiu o título de Conde. Reformou-se em 1819 retirando-se para a sua casa de Camnago, onde morreu em 1827. A unidade internacional de potencial eléctrico é o volt (V) em homenagem a Volta.