Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Imagem ampliada de pigmento azul da prússia obtida por microscopia electrónica. [Dennis Kunkel Microscopy]
Imagem ampliada de pigmento azul da prússia obtida por microscopia electrónica. [Dennis Kunkel Microscopy]

Cor e Pigmentos

A cor exerce um particular fascínio sobre nós. Desde sempre procurámos utilizar substâncias coloridas para colorir as nossas representações do mundo.  Alguns pigmentos, extraídos de minerais ou plantas, são históricos. As primeiras tintas poderão ter sido feitas pelo homem pré-histórico esmagando substâncias coloridas e juntando água. Já as primeiras tintas de escrever foram feitas pelos antigos egípcios e chineses. Muito mais tarde, já na Idade Média, havia vários segredos para fazer tintas, o que notabilizou a escola flamenga.

Hoje, graças aos grandes progressos da química, a grande maioria dos pigmentos utilizados são de origem sintética, o que possibilita uma gama praticamente infinita de cores.

Como se obtém qualquer cor a partir das outras? Uma experiência interactiva permite criar cores a partir de três cores básicas, usando o método aditivo – vermelho, verde e azul – como no ecrã de um computador, ou subtrativo – amarelo, azul ciano e magenta – como numa impressora.

O mundo natural está, tal como o mundo artificial, repleto de cores. As belas cores das penas das aves são formadas por pigmentos coloridos, enquanto que as asas de algumas borboletas, como as que se podem observar no Museu, têm umas colorações metalizadas que resultam de um fenómeno chamado interferência.