CULTURA CIÊNCIA CULTO
O edifício que hoje conhecemos pelo nome de Colégio de Jesus foi inaugurado em 1698. No entanto, o Colégio de Jesus existiu em Coimbra desde 1542, na Couraça dos Apóstolos - nome que ainda remete para os padres jesuítas que ali viveram - tendo sido o primeiro colégio da Companhia de Jesus em todo o mundo.
O Colégio de Jesus
- contou com professores de excelência: Cristovão Borri, astrónomo, observou as crateras da Lua usando um telescópio, reproduzindo em Coimbra a experiência de Galileu;
- atraiu os melhores alunos do mundo: Cristovão Clávius veio para Coimbra para ser aluno do Pedro da Fonseca, e mais tarde esteve envolvido na reforma do calendário gregoriano;
- recebeu artistas ilustres: Giuseppe Castiglione viveu em Coimbra antes de ir para a China e pintar para o Imperador;
- produziu livros que eram referência na época: o Curso Conimbricencis foi traduzido em todo o mundo, incluindo a China.
O ciclo CULTURA CIÊNCIA CULTO pretende dar a conhecer a história desta instituição, seja através de livros e documentos, seja conhecendo os edifícios, as obras de arte ou os testemunhos da ciência que ali se ensinou e que chegaram até nós.